

Observatório Living Cities
Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade
Coordenação| Luísa Arroz Albuquerque
Futura Light is a much loved font inspired by elements of Bauhaus design. Ideal for headlines, banners, logos & more, it will make your words stand out.
A Gestão Cultural passou a integrar a oferta educativa da ESAD no ano lectivo de 2010/2011, na sequência da aprovação da proposta de criação de um curso de mestrado nesse domínio. O curso foi em 2014 acreditado pela A3ES. Em 2016, começou a ser leccionada na mesma escola uma licenciatura em Produção e Programação Cultural.
A integração desta área educativa e de investigação, agora com dois ciclos, na Escola Superior de Artes e Design resulta da percepção interna e externa de que o contexto proporcionado pela formação em artes plásticas, design, som e imagem e teatro induz contaminações positivas para a formação nos domínios das praticas de mediação cultural. Por outro lado, consagra o principio de que a rede de ensino superior público português deve contemplar o domínio que ganhou, em tempos recentes, espaço de exercício profissional e de actividade com reconhecimento institucional e repercussão social e económica.
Constituída pois uma área de estudos, de análise e pesquisa tanto dos fundamentos disciplinares como das práticas desenvolvidas no sector, de intercâmbio de conhecimentos e de participação dos docentes e discentes em programas nacionais e internacionais, ao longo de quase uma década, justifica-se que essa área seja dotada de um instrumento de trabalho que reflicta o seu grau de maturação e as suas preocupações e projectos quanto ao futuro.
A programação, produção e gestão cultural mobilizam cada vez mais conhecimento, são-lhe colocadas cada mas expectativas e exigências por parte das organizações que prosseguem políticas e realizam investimentos no campo artístico e cultural, tanto no plano local como nacional e internacional, tanto no plano público como associativo e empresarial. A realização de inúmeros fora, temáticos ou generalistas, dedicados às questões da gestão cultural, e o aumento quantitativo e qualitativo de publicações dedicadas a esta área vai no mesmo sentido.
O projecto de revista Hermes, Cadernos de Mediação Cultural pretende intervir de forma qualificada neste novo campo disciplinar.